Grupo Rio Verde gerencia as empresas do grupo com sistemas da MetalSoft

Utilizando sistemas desenvolvidos pela MetalSoft, o Grupo consegue integrar sua gestão e administrar com mais propriedade as empresas associadas

Grupo Mineração Rio Verde já trabalha em parceria com a MetalSoft há mais de 20 anos. Tendo iniciado suas atividades no segmento de exportação de minério de ferro, a MetalSoft implantou um ERP específico para o setor de Mineração na empresa.

Porém, em 2005, o setor de mineração do grupo foi vendido para a MBR e com o valor da venda, o grupo entrou no ramo imobiliário, constituindo a Construtora Círculo.

De acordo com a gerente administrativa, Consuelo Naves, a construtora não constrói diretamente, somente administra e faz o controle das obras. O sistema que eles utilizam na construtora é o NETi Loteamentos, que trata o orçamento para construção do empreendimento, a venda das unidades, monitora o funil de vendas, controla o relacionamento pós-vendas e até a administração da carteira de recebíveis.

No dia a dia, o NETi Loteamentos gera um cronograma físico/financeiro detalhado e aponta a execução das atividades, além de criar planilhas analíticas e sintéticas do projeto. Além disso, apoia as vendas das unidades, administrando o estoque de produtos, reservas, triagem, propostas e contratos e faz a administração dos recebíveis, isto é, controla a geração e/ou impressão de boletos bancários, faz cobrança eletrônica, realiza a antecipação de parcelas, gerencia renegociações, cessões de direito e conciliações bancárias. “O NETi veio também contribuir para que uma empresa pequena gerenciasse obras robustas como as nossas”, ressalta Consuelo.

Além da construtora, o Grupo possui outros empreendimentos. E quando um negócio apresenta características inovadoras, geralmente passa por dificuldades para encontrar sistemas de gestão que se adequem às suas especificidades. Esse era o caso da Auto Estoque, que por atuar em um segmento muito particular (armazenamento e guarda de frotas de automóveis), não conseguia encontrar no mercado algo que satisfizesse as necessidades de gestão da empresa. Foi então que a MetalSoft desenvolveu um sistema exclusivo para eles, que hoje controla toda a operação da empresa.

Segundo Consuelo Naves, gerente administrativa da Auto Estoque, a empresa faz uma interface entre fábrica e montadoras de veículos com as concessionárias, revendedoras e locadoras, que compram os veículos, mas não têm espaço físico para estoca-los. Enquanto as empresas negociam com o cliente final, os veículos ficam guardados no pátio da Auto Estoque até que sejam vendidos, dando mais segurança e comodidade às empresas de venda e revenda ou locação de automóveis.

De acordo com Consuelo, o sistema ERP desenvolvido controla todos os veículos que entram e saem do pátio. Além disso, ele calcula as diárias do veículo guardado, emite a nota fiscal e controla o transporte até o destino final.

Estudo de caso Metalsoft

Além dos sistemas citados serem facilitadores da gestão das empresas do Grupo Rio Verde, o atendimento da MetalSoft foi um diferencial para a satisfação geral das empresas atendidas. “A gente nunca teve problemas na relação com a Metalsoft, sempre fomos prontamente atendidos. Tanto, que procuramos eles para desenvolver um sistema especificamente para a Auto Estoque. Indicaria a empresa sem sombra de dúvidas”, elogia Consuelo.

Tags:

Deixe seu comentário