Metalsider utiliza ERP específico para Siderurgia de Ferro Gusa

Sentindo a necessidade de integrar processos administrativos, comerciais, contábeis, fiscais, financeiros, de forma a gerar mais inteligência gerencial e reduzir custos, fez com que produtora de Ferro Gusa, Metalsider buscasse por um sistema de gestão integrada. Após uma busca intensa no mercado, a siderúrgica encontrou no NETi Siderurgia a solução para seus problemas.

O NETi Siderurgia é um sistema integrado de gestão, também conhecido por ERP, que administra tanto a operação quanto a gestão dos processos das empresas. No segmento de Siderurgia de Ferro Gusa, nos processos de Controle de Carvão, Controle de Produção, Controle de Laboratório e Controle da Balança, o sistema NETi trata as especificidades do segmento com muita propriedade gerando controle afinado com as necessidades deste mercado.

Segundo Afonso Braga, Controller da Metalsider, a implantação do NETi Siderurgia foi de suma importância para a companhia. “Antes de colocarmos o ERP da MetalSoft, já tivemos experiência com ERPs de outras empresas, mas tínhamos muitas dificuldades com esses sistemas, porque não eram específicos para o nosso ramo de atividades. O NETi Siderurgia além de oferecer as funcionalidades padrões de todo ERP, desenvolveu módulos específicos para a nossa área de produção.

site Metalsoft

No sistema da MetalSoft, os controles apresentam total aderência aos processos das usinas siderúrgicas e correspondem a uma solução do porte exato da necessidade deste segmento. Por exemplo, utilizando os módulos que gerenciam as atividades de aquisição, estocagem, pagamento e consumo do carvão a empresa passa a ter controle total destas operações evitando a ocorrência de fraudes e erros, controlando qualidade e rendimentos, e garantindo o pagamento correto, possibilitando uma redução de custos de mais de 5,9% do custo de carvão. Desta forma, independente da ação humana, o sistema monitora e toma conta de um processo considerado um dos mais vulneráveis no setor.

“O sistema ajuda economizando tempo na hora que a mercadoria entra na empresa pois, ela precisa passar pelo recebimento, alimentar o controle de suprimentos, compra e qualidade, e nesse momento tem que informar uma série de dados específicos do produto. No momento em que esses dados vão direto para o setor de Contas a Pagar, ele me economiza tempo e diminui os erros porque eu evito repetir a entrada de dados no sistema toda vez que passa por um novo setor. Cada setor só insere as informações especificas da sua área, não tem que repetir os dados básicos do produto ou insumos”, explica Braga. Ele complementa ainda que o mesmo acontece nos setores de contabilidade e fiscal e que por isso, esse é um ganho sem volta para a empresa.

Braga explica que o carvão vegetal de origem plantada, da essência Eucaliptos, é matéria prima da maior relevância para a Metalsider. Isso demanda uma plantação extensa de florestas e hoje a Metalsider pode dizer que é autossuficiente na geração de carvão vegetal, com mais de 40 mil hectares de florestas.

Os cortes se dão a cada sete anos e a gestão desse insumo é feita através de um software desenvolvido pela MetalSoft especificamente para a Metalsider na administração da produção do carvão vegetal. O controle feito através do sistema monitora qual o rendimento de cada floresta, a espécie que foi plantada, as diferenças entre os eucaliptos, bem como controla o rendimento de cada talhão e o que pode ser feito para melhorar. Tudo isso é atrelado ao centro de custo e a empresa consegue acompanhar o quanto cada área custou para o negócio.

Além dos dois projetos supracitados, a MetalSoft ainda desenvolveu a integração dos mesmos com o sistema de Controle de Fundições, além de outros projetos na área da Qualidade e Controladoria.

“Hoje conseguimos fazer até a gestão de exportação através dos sistemas da MetalSoft. E o mais importante é que nós passamos a ter mais segurança pois, a assistência é próxima, é uma parceira que funciona. Antes o atendimento que tínhamos com a outra empresa não era tão acessível e não nos tratavam de maneira tão personalizada”, elogia Braga.

Gostaria de conhecer melhor o sistema NETi Siderurgia? Entre em contato conosco!

Tags: