Sistema NETi Siderurgia gera redução de custo de 80%

Com o sistema da Metalsoft, Grupo Igor Dornas conseguiu integrar as informações gerenciais de 32 empresas em um só lugar

Imagine gerenciar as informações e dados estratégicos de 32 empresas em muitas planilhas de excel? Esse desafio era constante na rotina do Grupo Igor Dornas e da Siderurgia Santo Antônio – Sidersa – principal empresa do Grupo. Diante da necessidade de se renovar e modernizar, o Grupo optou por atuar de forma mais estratégica, investindo em sistemas de gestão que trouxessem confiabilidade nos dados, agilidade na interpretação das informações e redução de custos operacionais.

Sendo assim, na siderúrgica foram implantados os módulos especialistas da vertical de siderurgia e para as demais empresas do Grupo, implementou-se o sistema NETi Corporativo, que controla os processos administrativos, comerciais, fiscais, contábeis e financeiros.

Segundo Charley  Silva, gerente de TI da Sidersa, a implantação dos sistemas da MetalSoft partiu de um “namoro antigo” entre as empresas. Foi a filha do Sr. Igor Dornas, a Ana Cláudia Dornas quem descobriu o sistema de gestão especialista na área de siderurgia através de uma reportagem e convenceu o Grupo a implantar os sistemas internamente.

O NETi Siderurgia é um sistema integrado de gestão que administra tanto a operação quanto a gestão dos processos das empresas. No segmento de Siderurgia de Ferro Gusa, o sistema NETi trata as especificidades do segmento com muita propriedade gerando controle afinado com as necessidades deste mercado.

“O maior problema nosso era o sincronismo dos dados, que não era integrado. Eu tinha um sistema para trabalhar as fazendas, outro para siderurgias. Então a gente usava muitas planilhas de Excel complementares o que gerava muito retrabalho. Depois de implantar o sistema da Metalsoft, para fazer a liberação de SPED fiscal a responsável hoje trabalha tranquila, não precisa mais pegar varias planilhas e juntar as informações. Hoje as informações estão todas integradas”, comenta Charley.

Além disso, o gerente de TI comenta que até o nível de stress dos funcionários diminuiu. “Agora todo mundo fica tranquilo para gerar os relatórios. A gestão consegue visualizar melhor para onde a empresa está indo. Melhorou significativamente para a diretoria que tem acesso a todas as informações”, elogia.

No sistema da Metalsoft, os controles apresentam total aderência aos processos das usinas siderúrgicas. Por exemplo, utilizando os módulos que gerenciam as atividades de aquisição, estocagem, pagamento e consumo do carvão, a empresa passa a ter controle total destas operações evitando a ocorrência de fraudes e erros, controlando qualidade e rendimentos, e garantindo o pagamento correto, possibilitando uma redução de custos significativa.

Segundo Charley, após a implementação do NETi Siderurgia, houve redução de tempo de trabalho dos funcionários e redução de custo. “No outro sistema, todo mês a gente precisava de funcionários da empresa de software aqui para conciliar as informações do excel para o sistema. Isso gera um custo enorme porque pagávamos hora extra para essas pessoas virem aqui e conciliar as informações”, reclama.  Segundo ele, hoje, por não ter mais que conciliar informações externas no sistema e por ter um controle integrado, as inconsistências de dados diminuíram muito. 

Questionado sobre a satisfação em relação ao projeto, Charley afirma: “Se alguém me perguntar terá as melhores referências. Estamos muito satisfeitos, tanto pelo atendimento prestado pela MetalSoft quanto pelo o que o sistema pode nos proporcionar, evitando o retrabalho.

 

Quer conhecer melhor os sistemas da Metalsoft? Solicite uma apresentação!

Tags: